-
Arquitetos: Pich-Aguilera Architects
- Área: 3317 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Jorge Taboada
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para o centro comunitário de San Bernabé oferece um edifício-rua, que tenta transmitir valores cívicos inerentes à estrutura urbana do bairro. Dessa forma, os usos específicos do programa funcional localizam-se em volumes dispersos, dispostos ao longo de uma diretriz, configurando uma rua que deve funcionar como tal, e que é o coração do projeto.
Este edifício é concebido como uma estrutura para o relacionamento e expressão da individualidade e da comunidade, de modo que ela se empodere enquanto os cidadãos começam a descobri-la, e possam viver livremente também. Além disso, busca se vincular com a rede de ruas existentes da vizinhança, prolongando, portanto, as suas rotas mais comuns e dando prioridade aos pedestres sobre o tráfego de veículos. Esta rua construída funciona, internamente, como a espinha dorsal dos volumes construídos que abrigam o programa funcional do centro comunitário e respondem a uma visão urbana como um todo. Nesse sentido a jornada é pontuada por três espaços de bom comprimento, que podem ser chamados de praças, cada um ligado a uma atividade adjacente.
Por outro lado, todo o projeto foi concebido como uma infraestrutura bioclimática, que tenta obter seus níveis de conforto, combinando os recursos naturais locais, tanto os climáticos e materiais, deixando a contribuição dos maquinários tradicionais como uma provisão complementar para atender aos picos de calor extremos ao longo do ano.
O projeto inclui mecanismos de produção de energias renováveis, integrados na arquitetura com o sistema "solar beams", que compõe a estrutura sombreada das praças.
Além do escopo do próprio centro comunitário, o projeto busca refletir abertamente sobre os seus limites no tempo e espaço, como convém para uma estrutura urbana.
Finalmente, a arquitetura do Centro Comunitário San Bernabé explora um olhar capaz de transmitir a dignidade do compromisso cívico que o próprio edifício representa, bem como sua presença no meio da cidade deve contribuir para a divulgação dos valores norteadores.